20set
2014
3

Brinquedos musicais: um universo de sons e experiências

Cantar para o filho parece que já faz parte do instinto de quem cuida, ama e dá carinho. Mãe adora cantarolar enquanto realiza tudo, seja na hora do banho, da troca da fralda, enquanto amamenta e, até mesmo, quando as crianças estão aborrecidas. E cá entre nós, é uma experiência incrível! Buscamos canções que nossos pais cantavam e não nos preocupamos com o tom, melodia ou afinação, o que importa é estreitar ainda mais o laço materno.

Mas com o passar do tempo e o desenvolvimento dos pequenos, pensamos: “Preciso comprar ou tirar do armário aqueles lindos e divertidos brinquedos musicais para o meu filho”. E é nesta hora que surge a dúvida: qual o modelo mais indicado?

Os brinquedos musicais aumentam o senso musical, a percepção auditiva e relaxam ou estimulam as crianças. Por isso, analise qual brinquedo é o mais apropriado para cada horário do dia, fase de desenvolvimento e a preferência do seu filho. Eles não são apenas objetos que tocam música, são instrumentos de aprendizado, estímulo e liberdade.

Para dar uma mãozinha na escolha, selecionamos algumas dicas. Você vai ver que é bem mais fácil do que parece!

Crianças de 0 a 5 meses
Nesta fase, prefira arco, móbile, livro de pano e cadeira de balanço, todos musicais. Opte por produtos originais, são testados e não causam incomodo para a audição do bebê.

Dica: procure oferecer os brinquedos em horários próximos a hora do sono, pois normalmente possuem canções tranquilas que ajudam a relaxar e deixar o ambiente mais sereno.

mesa de atividades bilingue representando os brinquedos musicaisCrianças de 6 a 12 meses
Nesta fase, os brinquedos como bongo, piano, xilofone, mini-instrumentos, mesa de atividades e telefone musical estão liberados. Os sons são mais altos, específicos e podem fazer parte da brincadeira mais agitada. Com esses brinquedos as crianças passam a conhecer os sons dos animais, as cores e, ao observá-las brincando, já conseguimos identificar as suas preferências.

Dica: procure deixar os brinquedos musicais à disposição em horários distantes da hora de dormir. Isso, porque dificilmente as crianças vão querer relaxar em seguida de uma divertida sessão de atividades musicais.

Crianças 2 a 4 anos
Nesta fase, precisamos colocar a imaginação e o improviso para trabalhar, porque não é uma tarefa fácil conseguir ter ideias de brincadeiras que prendem por muito tempo a atenção da garotada. No entanto, alguns brinquedos podem ajudar!

De 2 a 4 anos, elas adoram interagir com lap top, andador musical, mesa bilíngue e, até smartphone, indicado para essa faixa etária.

Dica: convide os amiguinhos para participar da brincadeira. Mas evite iniciar a atividade próxima do horário das refeições, do banho e de dormir, pois normalmente as crianças não querem interromper a folia e realizar essas ações logo em seguida.

Agora é só escolher os brinquedos musicais mais adequados e soltar o som. Desejo muita diversão para toda a família!

Olá, sou a Fabiana! Além de jornalista, curiosa e comunicativa, sou mãe de uma princesinha, por isso quero compartilhar cada etapa dessa linda experiência com você.

Comentários (3)

  • Patricia Marques

    Eu nem sou mãe e já fico cantarolando com minha irmãzinha de 4 anos! É muito fofo mesmo… é natural!

    Resposta

Resposta